top of page

Histórico do Evento

 

 

O Curso de Urbanismo da UNEB inicia suas atividades acadêmicas no primeiro semestre de 1996. Ao longo destes 19 (dezenove) anos, o Colegiado do curso e Centro Acadêmico, os discentes, docentes e egressos, com apoio das instâncias da universidade, tem buscado gerar ações que, em diversas escalas, densidades e projeções, objetivam comemorar o Dia Mundial do Urbanismo, que acontece no dia 8 de novembro de cada ano.

 

O Dia Mundial do Urbanismo, segundo fontes de informação disponíveis, teria sua origem em 1949, embora haja registros que se remontam ao ano 1934. As duas referências estariam explicitando conjunturas importantes para a área, pois, por um lado, a Carta de Atenas, símbolo da consagração dos princípios do urbanismo moderno defendidos por Le Corbusier, tem sua divulgação após o IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) realizado em Atenas em 1933; por outro lado, sabe-se que após da Segunda Guerra Mundial, os desafios colocados pelo processo de reconstrução das cidades dos países europeus motivaram o surgimento de uma série de organismos e acordos entre os quais pode ter sido levantada a bandeira do urbanismo.

 

Ainda como uma referência local de importante projeção histórica relacionada com a conjuntura de fortalecimento do Urbanismo Moderno, em Salvador tem destaque à realização da Semana de Urbanismo em outubro de 1935. As repercussões dessa conjuntura nos trabalhos do Escritório do Plano Urbanístico da Cidade de Salvador (EPUCS), liderado por Mario Leal Ferreira, tiveram sua materialização importante nas Avenidas de Vale com impacto até hoje na dinâmica urbana da cidade (COSTA, 2011).

 

Vale registrar que foi em 2001, como resultado da mobilização do então Centro Acadêmico de Urbanismo, em articulação com o Colegiado do Curso e instâncias da Universidade que se estabelecem as bases para recuperar o histórico sentido da Semana de Urbanismo, como homenagem aos trabalhos desenvolvidos por Mario Leal Ferreira em 1934, e assimilação de um legado temático que dialoga e instiga diretamente a prática pedagógica e profissional do campo do urbanista.

 

Foi naquele ano de 2001 que se institucionaliza formalmente, e inclusive, começa a se contabilizar como Segunda Semana de Urbanismo (considerando a primeira em 1934), consagrando também a sigla: II SEMUR, cuja temática foi “Por Amor às Cidades”, o evento foi celebrado em novembro de 2001, e teve projeção nacional, tendo como convidados especialistas vinculados aos centros acadêmicos e de pesquisa de importantes instituições da área, assim como foi garantido o espaço para profissionais e representantes das associações locais relacionadas com a área. Nesse caso, também vale lembrar que o evento dessa SEMUR-2001 aconteceu após 4 (quatro) meses de aprovado como Lei Federal n. 10.257, o Estatuto das Cidades (em 10 de julho de 2001). De fato as temáticas e discussões desenvolvidas naquela ocasião no anfiteatro da UNEB, garantiram um importante espaço de discussão à institucionalização do modelo de gestão democrática das cidades estabelecido pelo Estatuto.

 

Embora, após essa SEMUR-2001, no âmbito do curso tenha-se realizado eventos/comemorações de menor escala e projeção, pode-se dizer que só em 2006 volta-se recuperar a iniciativa, construindo de forma coletiva entre discentes, docentes e SBU a III-SEMUR, cuja temática foi o “Espaço Público em Questão”.

 

No ano 2007, assimilando a experiência do formato anterior, foi realizada a IV SEMUR, colocando como tema central o “Plano Diretor em Questão”, e de igual forma foram realizadas atividades preliminares ao evento que tiveram como objetivo promover, divulgar e incentivar a discussão deste instrumento que estava em processo de revisão na Cidade de Salvador.

 

Em 2008, dando continuidade à temática do ano anterior, o título principal da V SEMUR faz uma indagação direta: "Como Planejar as Cidades?" Desta vez o evento é realizado no Teatro da UNEB, recém reinaugurado, e conta com a participação de especialistas convidados.

 

Ainda como uma iniciativa diferenciada, vale registrar a importância do Seminário: “Urbanismo em debate: formação, exercício profissional e desafios urbanos”, realizado no período de 10 a 12 de agosto de 2011 no Teatro da UNEB, com a participação de convidados nacionais e internacionais, assim como dos egressos, docentes e discentes, que tiveram envolvimento nas diversas atividades durante o desenvolvimento do evento.

 

Com o intuito de ressaltar a importância para as cidades do profissional graduado em Urbanismo em 2012 foi realizada a VI SEMUR com o tema central "Urbanista: Toda Cidade Precisa”. O evento aconteceu nas dependências da Uneb e contou com realização de mesas temáticas, oficinas, palestras e mini-cursos. Produção do espaço urbano, Infra-estrutura e Equipamentos Urbanos e Espaço público e ambiências foram alguns dos destaques durante a semana.

 

Já em 2013, na VII SEMUR o tema foi “Cidade para Todos” onde questões sobre a segregação e a participação, nos seus mais diversos aspectos, constituíram-se como temas cruciais de discussão. Questões emergentes e emergenciais como o debate sobre a mobilidade e acessibilidade regional urbana, os movimentos sociais, participação e governança e, finalmente, como o profissional de Urbanismo pode trabalhar diante das diversas problemáticas que envolvem as cidades.

 

Em geral, o formato adotado nas diversas Semanas de Urbanismo tem sido de mesas redondas com a participação de especialistas acadêmicos e gestores públicos. Em paralelo têm-se desenvolvido cursos e oficinas diversificadas com a participação efetiva dos egressos.

 

No ano de 2014, Com o tema central “Cidades no Futuro” foi discutidas questões como sustentabilidade, mobilidade e o protagonismo da sociedade na garantia de cidades mais justas.

 

Em 2015, estamos organizando mais uma SEMUR com a temática "Favela: Cidades em movimento", discutindo a organização política, poder, sustentabilidade, meio ambiente, cultura e expressão nas favelas.

 

bottom of page